Uma nova técnica de fisioterapia manipulativa conhecida como “Agulhamento Seco” ou “Dry Needling” está trazendo alívio para quem sofre de dores musculares.
O Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada e única.
São utilizadas agulhas semelhantes ás de Acupuntura que são inseridas em partes do corpo como: ombro, joelho, cervical, lombar e quadril. Agem nos nódulos de tensão muscular, promovendo o bem-estar do paciente.
Essa técnica utiliza evidências científicas do processo de analgesia e alívio da dor por hiperestimulação, liberando toda a região tensa, seu tempo de aplicação é de apenas 20 minutos e a periodicidade em média é de 1 a 2x semanais.
Indicações
A técnica pode ser usada no tratamento de enxaqueca, fibromialgia, ATM, Lesão do Esforço Repetitivo (LER), dor crônica nas regiões cervical, torácica e lombar, nos joelhos, ombro, quadril e em qualquer parte do corpo com lesão de origem muscular.
Lembrando que a técnica deve ser associada ao tratamento que o paciente já realiza e uma das principais vantagens está na praticidade e eficácia do Dry Needling.
Fisioterapeuta Fabiola Broch