Acupuntura e Terapia Neural

Terapia Neural

A Terapia Neural busca neutralizar as irritações do sistema nervoso vegetativo que desencadeiam um sintoma ou enfermidade. O Sistema nervoso vegetativo (SNV) está presente em todo corpo, e sua função está relacionada à manutenção da homeostasia (equilíbrio do organismo), controlando funções vitais e regulando o funcionamento de todo o organismo.

Considerando então que o SNV está presente em todo o organismo e está todo interconectado, quando existe uma irritação em uma parte do organismo, todo o sistema nervoso se modifica e se adapta, o que explica porque após uma cirurgia, onde foram cortadas várias fibras do SNV, um indivíduo pode começar a apresentar dor numa articulação, como no ombro, por exemplo.

O objetivo do terapeuta neural é identificar a partir da história de vida do paciente em que lugar do corpo há uma fibra nervosa irritada, que pode ser responsável por um sintoma ou uma doença, e assim estimular sua reparação, permitindo que o organismo volte a exercer com êxito sua função.

Existem áreas de irritação que podem causar sintomas à distância no organismo e são chamadas de campos interferentes, como dentes e cicatrizes. A aplicação num destes locais pode causar o desaparecimento de uma dor no joelho ou de uma enxaqueca, por exemplo, e, muitas vezes associadas a memórias traumáticas.

A partir da identificação destes possíveis campos interferentes, o tratamento ocorre a partir de aplicações de anestésicos locais – procaína (ou lidocaína) em baixas concentrações. O efeito desejado na Terapia Neural não é o anestésico, e sim o efeito elétrico destas substâncias, que induzem a célula a uma tensão de 290 mV, permitindo a repolarização e estabilização do potencial da membrana plasmática das células afetadas, neutralizando a irritação e assim retomar um melhor funcionamento do sistema neurovegetativo.

Acupuntura

A Acupuntura tem origem na medicina tradicional chinesa e é uma técnica terapêutica milenar com mais de 5 mil anos que se dá através da estimulação de pontos cutâneos espalhados por todo corpo em pontos precisos da pele do paciente.

É uma terapia que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento mediante o uso de agulhas metálicas especiais para tratar diferentes doenças ou provocar efeito anestésico, na maioria das vezes sem dor. Esses estímulos são capazes de liberar substâncias que alteram o sistema nervoso e promovem o equilíbrio para todo corpo.

O nosso organismo possui uma rede de canais nos quais circula uma determinada energia, chamada de Qi (chi) ou de energia vital, esses canais são chamados de meridianos e estão ligados às funções dos órgãos e das vísceras e tem a sua representação na pele. Quando essa energia flui em desarmonia pode ocasionar as enfermidades.

Os benefícios da Acupuntura vão desde a cura de uma enfermidade, seja uma doença grave ou uma simples dor de cabeça, até alergias, depressão, dores em geral, cólicas, TPM, insônia, sinusite, gastrite, sintomas da menopausa, ansiedade, pânico, mente agitada, irritabilidade, etc.

É uma das principais técnicas utilizadas da Medicina Oriental e quem já realizou algum tratamento, aprova e indica esta prática como promoção da saúde para outras pessoas.

PRÉ-AGENDAR CONSULTA

Agende sua consulta para saber quais são os procedimentos mais adequados para você.